Foram encontrados 152 registros para a palavra: Floresta

Sento-Sé sedia Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Sento-Sé está sediando o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CPCIF/2023, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

A ação, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, está acontecendo na Fazenda Lageado, no Distrito de Piçarrão, até a próxima quarta-feira, dia 20 de setembro...

Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado

Em uma incansável luta contra os incêndios florestais que têm afetado o estado, o programa Bahia Sem Fogo está atuando em diversas partes do território baiano, com foco na região Oeste e na Chapada Diamantina, envolvendo nove cidades. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 175 bombeiros e, pelo menos, 50 viaturas estão envolvidos para realizar o combate de forma célere, e também para a prevenção.

..

Processo seletivo do Ibama tem vagas para brigadistas de prevenção de incêndios florestais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ) está com processo seletivo aberto para os cargos de brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e brigadista de prevenção e combate, em Porto Seguro, cidade turística no extremo sul da Bahia.

Interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro, na Coordenação Regional da Funai, na Rua dos Mamoeiros, no bairro de Taperapuã. As inscrições acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h...

Alerta vermelho: clima seco redobra atenção aos incêndios florestais

Os meses de agosto e setembro, historicamente, marcam um período crítico em relação à incidência de incêndios florestais. Isso porque a baixa umidade relativa do ar aliada às altas temperaturas se tornam grandes combustíveis para a propagação do fogo em vegetação seca.

Segundo especialistas, 90% das ocorrências são ocasionadas por alguma ação humana e poderiam ser evitadas. O ato de jogar bituca de cigarro na mata ou de queimar pasto ou lixo em área verde, por exemplo, pode desencadear um incêndio de grandes proporções...

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para o aumento de incêndios florestais

Mudanças climáticas, baixa umidade relativa do ar, temperaturas que ultrapassam os 30°C, ainda que no inverno, aliada a vegetação seca, a práticas de queimadas para limpeza de propriedades rurais, são fatores que contribuem para o maior número de queimadas no período de estiagem.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da sua Defesa Civil, e em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), orientam a população para adoção de medidas preventivas...

Incêndios Florestais sobrecarregam equipes do 9º GBM em Juazeiro (BA)

Informações do Major BM João Daniel, subcomandante do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro dão conta de que estão ocorrendo muitas chamadas, porém, todo o efetivo está sendo empregado neste momento.

A Base Florestal está sendo apoiada pelo efetivo ordinário do 9º BBM. “No momento estamos com todas as guarnições do terreno em ocorrências” pontuou o Major BM João Daniel...

Base Florestal Norte será ativada neste sábado (29)

A Base Florestal Norte será ativada com o objetivo de melhorar a resposta nas operações de combate a incêndios florestais que afetam a nossa região. 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) sempre atento a servir com excelência a comunidade baiana, ativará neste sábado, dia 29/07, a Base Florestal Norte, para atender aos chamados de incêndios florestais na região do norte da Bahia. ..

Aumento da temperatura e falta de cuidado com o meio ambiente podem favorecer incêndios florestais na região de Juazeiro (BA)

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia por meio do 9º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu diversos chamados para atendimentos de incêndios florestais na área de Juazeiro e em regiões circunvizinhas. 

De acordo com dados de previsão de temperatura para as próximas 2 semanas (Clima Tempo), existe possibilidade de temperatura elevada, sem chuvas na região de Juazeiro...

Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (6), durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nesta manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

"A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para eu cuidar da Amazônia", afirmou Lula. "E eu falei: 'eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos'", completou...

Artigo - Inovação: o argumento financeiro para manter a floresta em pé

Caso você tivesse que selecionar uma foto que melhor representasse o progresso, qual dos cenários escolheria: uma cidade repleta de edifícios, fábricas, viadutos e automóveis, ou uma imensa floresta?

Talvez, há 30 anos, as pessoas em geral optassem pela imagem urbana. Hoje, temos maior consciência de que o modelo tradicional pode nos levar ao esgotamento. A floresta, portanto, deixa sua mera condição de esquecido ponto de origem para se tornar o nosso próximo destino...

Polícia Federal e Delegacia de Salgueiro erradicam e destroem 21 mil pés de maconha em Floresta

A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com a Delegacia de Salgueiro, erradicou e destruiu, na última sexta-feira (14), aproximadamente 21 mil pés de maconha que estavam em plantio no município de Floresta, na Região do São Francisco pernambucano. O plantio foi localizado a partir de levantamentos realizados pela PF naquela na localidade. Caso esse total de pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, daria para produzir aproximadamente quatro toneladas de droga.

Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da PF em Brasília, e a Superintendência Regional em Pernambuco. O objetivo é reduzir a produção e oferta de maconha no Sertão pernambucano...

Dia de Campo-Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta acontece na terça-feira (21)

Acontece na terça-feira (21), na Serra da Boa Fé, localizada em Exu, Pernambuco, o Dia de Campo-Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta.

O objetivo é divulgar Técnicas de Agricultura de Baixo Emissão de Carbono, para recuperação de áreas com Integração Lavoura Pecuária e Floresta-ILPF...

Dandara e Zumbi dos Palmares são temas da celebração da Consciência Negra em Floresta, Pernambuco

O evento Consciência Negra em Floresta, Pernambuco é realizada todo mês de novembro, por iniciativa do Instituto Cultural Raízes, que em 2009 idealizou a vivência deste momento e de 2010 em diante, transformou a celebração no maior evento de Cultura Afrobrasileira da região.

Na segunda-feira (20) com o tema Dandara e Zumbi Heróis do Povo Negro será realizada mais uma Celebração da Consciência Negra, com programação prevista para às 19hs concentração em frento ao Projeto Arte e Vida, ao lado da Igreja de São Francisco e ás 19h30 Cortejo Cultural pelas ruas do bairro do DNER...

Incêndios florestais seguem em diversas regiões da Bahia

Quatro regiões da Bahia seguem com focos de incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares do estado, 211 profissionais combatem o fogo nas regiões oeste, sudoeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina.

No oeste da Bahia, o fogo começou nos primeiros dias de outubro. Na cidade de Barra, um incêndio de grandes proporções começou no dia 1º e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não foi controlado. Contando com Barra, 121 profissionais atuam nas cidades de Ibotirama, Muquém de São Francisco, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Barreiras e Riachão das Neves até esta segunda-feira...

Operação de prevenção e combate aos incêndios florestais ganha reforço de novos bombeiros militares

A operação de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia ganhou reforço, com a inclusão de mais 23 bombeiros militares. O novo grupo vai se juntar aos 193 bombeiros militares que já estão em campo.

Eles atuam em bases da corporação instaladas nas regiões da Chapada Diamantina (Lençóis), Oeste (Barreiras), Norte (Juazeiro) e Sudoeste (Vitória da Conquista), especialmente para evitar o surgimento de queimadas nas matas e atuar contra sua proliferação, integrando as ações do Programa Bahia sem Fogo, que conta também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Bahia (Sudec).  ..

Escola de Cidadania e Politicas Publicas Dom Gabriel Marchersi debateu sobre rio são francisco e usina nuclear

Foi realizado nos dias 10 e 11 de Setembro de forma presencial no Centro de formação da Diocese de Floresta, no sertão de Pernambuco o terceiro encontro da Escola de Cidadania e Politicas Publicas  Dom Gabriel Marchersi, tendo como temas rio são francisco, usina nuclear ,povos tradicionais e encantar politica projeto da CNBB. 

Os  assessores foram padre Luciano Aguiar , Cacica Cicera Pankará da aldeiá Serrote dos Campos, Karajas do CIMI e Toninho Kalunga da coordenação nacional da politica e religião da teologia da libertação...

Operação Florestal 2022 reúne órgãos estaduais para combate rápido a incêndios em toda a Bahia

O Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (14), em Barreiras, na região oeste, a Operação Florestal 2022, que reúne ações de prevenção e combate às queimadas. O evento de apresentação das medidas foi realizado na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O trabalho será coordenado por uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).  

Estão envolvidos na operação mais de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota de cem viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões. Todo o estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas.  ..

Órgãos estaduais iniciam ação de combate a incêndios florestais na Bahia

Após o aumento de incêndios em diferentes regiões da Bahia, órgãos estaduais iniciam ação de combate aos focos a partir desta quarta-feira (14). A "Operação Floresta 2022" reúne o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Entre as medidas que serão executadas estão o monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados...

Estado lança operação contra incêndios florestais, nesta quarta (14), em Barreiras

Ação especial coordenada entre diferentes órgãos do Estado da Bahia, a "Operação Florestal 2022" será lançada oficialmente nesta quarta-feira (14), em Barreiras, no oeste baiano. O evento acontecerá a partir das 14h, na base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que fica ao lado do aeroporto de Barreiras. O trabalho reúne o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

O evento de lançamento contará com a participação do secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini; do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho; representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além de outras autoridades...

Presidente sanciona redução da Floresta Nacional de Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou ontem (9) o projeto de lei que reduz, em aproximadamente 40%, a área da Floresta Nacional de Brasília, maior unidade de conservação do Distrito Federal, que protege nascentes, além de uma variedade da fauna e flora do cerrado. O texto da sanção foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e havia sido aprovado pelo Senado Federal no mês passado. 

O projeto de lei (PL) 2.776/2020 é de autoria da deputada Flávia Arruda (PL-DF) e foi relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O objetivo da redução da unidade de conservação é permitir a regularização urbana de áreas de ocupação já consolidadas. ..